Bienvenue à la fôret de pierre.

14:32:00

Não vai ser fácil. As pessoas vão empurrar você muitas vezes, algumas serão gentis a depender da sua aparência. E por falar nela, prepare-se, você será apenas um, não mais um, e isso me deixa enciumado. Cuidado para não ser perder nas estações, com o tempo você leva jeito. Os ônibus não passam na hora certa, há caminhos alternativos aos que qualquer GPS indica, mas você só os encontrará conversando com as pessoas. Dê bom dia a alguém, vai fazer a diferença, principalmente aqui. Não esqueça o bilhete único, o guarda-chuva e um casaco. Tudo é imprevisível.

Um dia você poderá ir ao Banespão ver como tudo aqui é pequeno e confuso perto do céu, dali pode ir almoçar no Mercado Municipal, dar uma volta pelo centro antigo, ir na Avenida Paulista, cair no Ibirapuera, se perder e usar o MASP como referência. Enfim, haverá uma infinitude de coisas pra fazer.

Que essa cidade seja mais doce pra você do que foi pra mim. Eu não tive escolhe e caí aqui, você escolheu vir pra cá. Não que eu esteja querendo que você se sinta culpado, não é bem isso...um dia você entenderá. Há que ponderar também a minha dor nesse momento. Se naquela vila de oitenta e poucos mil eu já o encontrara raramente e pouco sabia de você, aqui entre os milhões de pessoas vai ser mais complicado. Será que um dia nos encontraremos? Eu me pergunto isso com a dor daquele que perdeu a pouca proximidade pra distâncias tão longevas que talvez nem compense mais a busca.

Eu sou um buscador. A todo momento eu quero algo novo, diferente, algo que enobreça minh'alma e faça brilhar meus olhos secos. Você é a única coisa que permanece. Por mais que eu queria andar pelo mundo, dar voltas por aí, abrir novas rotas e fazer caminhos diferentes a fim de encontrar coisas diferentes...você continua o mesmo. Longe, enigmático e agora, além de longe, distante. Ainda que perto. Eu poderia achar que você veio me buscar e dizer ''Vamos Philippe, a Livraria Cultura vai fechar e ainda não compramos o presente do menino!'', mas não.

Não serei hipócrita em crer nessas utopias que tanto me alimentam. Eu tenho inúmeros motivos pra reclamar, indubitavelmente, mas não me aterei às pequenezas, usarei as utopias como minhas principais inimigas. E elas são. Não vou ficar aqui sentado olhando pro horizonte, pros prédios e pros parques, crendo que você vai abrir a porta uma hora e reclamar do porteiro. Não, isso é humanamente impossível. Eu tenho...eu tenho um sentimento tão repugnante, tão nojento, tão asqueroso aqui...é saudade. Parece que estamos indo em caminhos opostos mas talvez estejamos em pontas opostas do metrô. Isso eu nunca saberei.

As pessoas estão me perguntando, desde o almoço de ontem, o que está acontecendo. E sabe, está caindo. Você vai encontrar outras pessoas, talvez as do seu passado, conhecer novos lugares, sentir novos sabores. Eu vou continuar aqui, prostrado na esquina. The Man Who Can't Be Moved. Um dia você poderá passar. Estarei aqui no alto de um tijolo fazendo meus discursos inflamados, clamando o apoio dos transeuntes, pedindo o voto dos jovens e dizendo todas aquelas utopias de alguém que quer mudar o mundo.

Seja bem vindo a essa cidade tão cinza e tão apaixonante. Você um dia poderá se perguntar o que as pessoas estão fazendo atrás dos espelhos dos prédios, das vidraças antigas, das bandeiras de luta pela moradia. Vai se perguntar para onde todas estão indo tão rápido, mesmo que as acompanhe no mesmo ritmo. A saudade de casa vai doer bastante, os cheiros aqui não são tão agradáveis. E quando você estiver olhando da sacada da sua morada para o pôr do sol, se é que você terá a mesma vista privilegiada que eu, eu estarei do outro lado olhando também. Se você vai estar chorando ou sorrindo eu não sei, nós somos de fases, mas eu continuarei olhando com os olhos mareados pensando em você. 

Quem sabe um dia nossos pensamentos não se esbarram pelas nuvens? Quem sabe não nos esbarramos numa escada rolante? Pode ser até mesmo numa rua, quem sabe? Agora tudo é uma incógnita e eu só preciso olhar pro horizonte que hoje estão tão cinza, morto, feio. Não é um bom dia. Um dia você compreenderá.

Bem vindo a São Paulo, próxima parada: perda.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe