Sobre jovens, ansiedade e depressão.

10:57:00

Tenho ficado perplexo com o número de pessoas da minha geração que estão tendo de lidar com problemas de ansiedade/depressão. São tantas cobranças, tantas decisões a serem tomadas, pressão por todo lado, falta de otimismo geral e um mundo que não tem parado pra escutar e compreender seus jovens. Todos os dias recebemos milhares de informações, desinformações e estímulos, casos de pessoas que se realizaram e fizeram sucesso. Todo dia tem alguém num pedestal e aquela pergunta pesada que fazemos a nós mesmos. Talvez não sejamos nós que tenhamos problemas, pode ser o mundo que está cada vez mais doente.

As comédias românticas nos colocam a obrigação de ter alguém e ser feliz a dois. Os vídeos do TEDx nos vendem inspiração e pessoas que tiveram sucesso ao passo em que estamos tentando organizar a nossa própria semana. Todos os dias uma avalanche de gente da minha idade sofrendo problemas de ansiedade/depressão. Pessoas formidáveis e incríveis tendo de atravessar desertos em busca de seus sonhos pequenos, enquanto aqueles que pouco ou nada merecem (pela filhadaputagem que lhes é natural), conquistam os primeiros lugares no pódio.

O mundo está calando os seus jovens.

Os adolescentes que queriam mudar ''tudo o que está aí'' durante o ensino médio foram perdendo o tesão pela vida durante a universidade, com professores cada vez mais desacreditados, aulas sem nexo com o mundo real e debates sobre o passado que em nada contribuem para o futuro. A universidade, que deveria ser o campo de cultivo de sonhos e desejos, é só mais um dos entraves pra quem ousa sonhar.

Me lembro, em dias de revolta como hoje, do meu discurso entusiasmado durante a colação de grau. Meu apelo emocionado para que os pais, os amigos e os professores acreditassem em nós, estudantes, filhos e sonhadores. Continuo apelando: nos deem a chance de sermos felizes, de voarmos, de sermos nós mesmos. Tantos jovens mentalmente doentes por aí e ninguém se importando, nós não queremos remédios e terapias tão somente: nós precisamos falar.

O mundo que ''não é para amadores'' não nos cabe.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe