Porto da Despedida.

17:02:00

Adeus. Se me pedissem uma palavra que definisse minha vida, esta seria. Há tanto eu venho dizendo tchau pras coisas que têm de seguir seu rumo que, pensando friamente, eu não sei mais se sou marinheiro - minha vocação tem sido de porto. As pessoas se ancoram em mim, trocam suas mercadorias, suas experiências, seu saberes, eu as pago com o riso que eu posso causar em algumas delas e de repente, num piscar de olhos, elas estão indo embora.

O mar sempre me encantou. A sua solidão sombria, sua imensidão ofensiva durante as noites e receptiva durante os dias e seu chacoalhar calmo, mas frio, sempre me inspiraram poesia. Nos meus encontros com aquela água salgada eu pude sentir, dentro do âmago, que há alguém ali cheio de amor pra dar, mas um amor inútil. Eu também sou mar. Com um peito intrigante e aberto cheio de água, mas é água salgada. E não há quem se aventure a embebedar-se de mar - ou de amar.

Há tempos eu me pego pensando em quantas pessoas passaram pela estrada e pararam na sombra pra me cumprimentar. Nenhuma delas permaneceu por muito tempo e todas tiveram que ir embora e seguir seus caminhos. Não consegui ir atrás de ninguém. O tempo está correndo, a rosa dos ventos está se descontrolando, as pontes estão ruindo e eu...bem...eu continuo sentado na beira da estrada esperando quem passe e diga ''-E aí, vamos embora? Eu vim pra ir com você''. E quem vem, geralmente, não pode ir além da próxima sombra, ou do próximo porto.

E nesses pequenos espaços eu me canso mais do que os que sempre caminharam. Há quem passe de estrada em estrada e vá trocando suas companhias. Há quem caminhe sozinho e espera que os outros se acheguem. E há os poetas, como eu, que sentados só observam e escrevem. Eu não desenho bem, eu não escrevo bem, eu não dramatizo bem. Eu sou um artista incompreendido assim como quando o mar engole algumas almas. Eu sou um porto querendo partir, com um peito cheio de água salgada. Eu sou um mar cheio de amor e que só aparenta ser horror. Eu sou tudo - e nunca me torno nada.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe